CURSO


CINEMA E INFÂNCIA: OLHARES SOBRE A CRIANÇA


Objetivos dos Encontros:

© contribuir para a reflexão e a construção de outras possibilidades de compreensão das questões que envolvem a infância e as crianças na atualidade;
© possibilitar estranhamento em relação aos conceitos de infância/criança naturalizados no cotidiano social;
© Abertura intelectual para discussões fomentadas pelos recursos audiovisuais;
© promover interação entre comunidade e Universidade partilhando e (re)construindo saberes e reflexões sobre questões atuais da educação.


Público específico:

Professores da rede pública do município de Blumenau, conselheiros tutelares, assistentes sociais, cientistas sociais, psicólogos, estudantes de cursos de Licenciatura, entre outros profissionais interessados nas questões sociais e culturais da infância.


Descrição do Projeto:

A intenção deste projeto é contribuir para a reflexão e a construção de outras possibilidades de compreensão das questões que envolvem a infância e as crianças na atualidade. Essa contribuição será realizada mediante o recurso teórico da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e da Sociologia da Educação aliadas à linguagem artística do cinema e à participação dos profissionais que atuam na área da infância e da criança. A escolha da linguagem cinematográfica como meio desencadeador das reflexões e discussões, se dá principalmente devido à sua estética, sua técnica e abordagem semiótica que possui semelhança com a palavra escrita, mas que necessita ser decifrada e compreendida para que dela se possa retirar toda a mensagem, instigando o sujeito a fazer diferentes leituras sobre a realidade. A intenção é a de possibilitar um estranhamento ao participante diante de questões com as quais lida de forma naturalizada no seu cotidiano profissional e/ou social, inquietando-o, sensibilizando-o e confrontando-o com suas habituais formas de olhar e pensar a realidade. 


Regime:

O projeto está estruturado em dez encontros, totalizando 40 horas. Os participantes receberão certificados caso tenham participado no mínimo de 8 encontros. Os encontros acontecerão em vários locais do município de Blumenau (conforme calendário), com o objetivo de possibilitar aos participantes o acesso ao conhecimento das múltiplas realidades em relação à infância e às crianças do município de Blumenau, do Brasil e do mundo.


Instituições participantes:

Universidade Regional de Blumenau - FURB
E.B.M. Profª Alice Thiele
Escola B.M Profª Hella Altenbug 
Escola B.M Visconde de Taunay
Escola B. M. Zulma Souza e Silva
Escola B. M. Francisco Lanser 


EQUIPE DO PROJETO


COORDENADOR GERAL DO PROJETO
Profº. Ms João Altair Soares dos Santos

COORDENADORA TÉCNICA DO PROJETO
Profª Dra Rita de Cássia Marchi

MESTRANDAS:
Profª Daniela Odete de Oliveira
Profª Elizete Feliponi
Profª Geovana Alzira Hillesheim Henning
Profª Maristela Pitz dos Santos
Profª Silvia Olenia Clemente dos Santos
Profª Morgana Tillmann
Profª Graziela Maffezzolli