VIDEO

OS ETERNOS DA CIDADE: A INFÂNCIA MEMORIZADA NO DISTRITO FEDERAL DA DÉCADA DE 1920

O documentário aborda o processo de judicialização da infância que se realizou com a implantação no Distrito federal do Código de Menores de 1927. O rio de Janeiro, cidade-capital da República, apresentou-se como cenário onde se desenrolou a história de uma infância que, por sua condição social, foi identificada como menorizada. Cidade palco de políticas assistenciais que visavam educar, regenerar e disciplinar os "deserdados da sorte". Vídeos-documentários produzidos a partir de pesquisas realizadas por pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 


OS INCOMPREENDIDOS 



O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo de sua mãe e de padrasto (Gilberte e Julien Doinel). Rejeitado, Antoine passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção até ser aprisionado em um reformatório, levado pelos próprios pais.                                                                                





FALCÃO: MENINOS DO TRÁFICO

Este documentário é um contundente relato pessoal de Celso Athayde e MV Bill dos bastidores da produção de um documentário explosivo sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas em diversas partes do país. "Falcão - Meninos do Tráfico" abre uma nova discussão sobre as questões da segurança e das políticas  públicas para a criança







11 DE SETEMBRO 

Filme sobre após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, o produtor artístico Alain Brigand pediu a 11 diretores que contribuíssem cada um com um curta-metragem para uma coletânea que seria exibida internacionalmente. Inspirados naquele dia, todos os realizadores tiveram liberdade artística para refletir sobre o atentado, obedecendo à duração de 11 minutos, 9 segundos e 1 frame - ou 11'09''01. Samira Makhmalbaf compôem a equipe de onze diretores de culturas diferentes, convidados pelo produtor artístico Alain Brigand. A diretora mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças iranianas que vivem em uma realidade completamente distante da americana.


CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Numa sociedade ativista onde a publicidade desperta o fascínio das crianças no desejo de consumir, obter produtos sem a mínima necessidade. Dessa forma a infância deixa de ser criança lFevando-as a certo clichê. A propaganda sobre o olhar inocente, é visto como um mundo mágico, dilacerando a beleza da infância, as brincadeiras saudáveis e educativos transforma hábitos benéficos em sedentarismo totalmente consumista. É um mundo deturpado que influencia no desenvolvimento da criança. Hoje se é notório crianças com 6 anos de idade padronizados como adultos, ou seja, ofuscado por um verdadeiro “adultério”.




HOMEM-BOMBA


Curta dirigido por Tarcísio Lara Puiati, o curta  "Homem-bomba" mostra os efeitos que uma sociedade envolta em criminalidade pode ter em duas crianças. A infância dessas crianças é interrompida pela "responsabilidade" que eles assumem ao portar armas e vigiar um acesso à favela. De forma terna, o filme não é sobre a violência, mas sim sobre as relações humanas que surgem dela.






A CAMINHO DA ESCOLA


Documentário sobre direção de Pascal Plisson. Jackson, o queniano; Carlito, o argentino; Zahira, a marroquina; Samuel, o indiano ... quatro crianças que vivem distantes uma das outras e que nunca se encontraram, mas que têm um ponto em comum: eles precisam percorrer longas distâncias para chegar a sua escola. 
País: França, Direção: Nicolas Bary.  Ano 2013. Duração: 77 min.






A CIDADE DAS CRIANÇAS

Filme A Cidade Das Crianças. Na vila de Timpelbach, na França, as crianças afrontam os adultos e todas as formas de autoridade. Impotentes, os adultos decidem abandonar o local, deixando-os a imaginar que todos partiram numa viagem. Quando as crianças se dão conta de que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis.

País: França, Direção: Nicolas Bary.  Ano 2008. Duração: 95 min.







ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?



Na escola, Ahmad vê o amigo Nematzadeh levar um esporro enorme do professor por não ter feito os deveres de casa no caderno, como foi solicitado; o professor ameaça que se no próximo dia, caso Nematzadeh chegue à escola sem os deveres feitos no caderno será expulso. Ao chegar em casa, Ahmad percebe que pegou por engano o caderno do amigo, e a preocupação faz com que ele fuja de casa para ir à vila vizinha devolver o caderno.
País: Irã. Direção: Abbas Kiarostami. Ano: 1987. Duração: 90min






MUTUM


Filme foi realizado nas chapadas de Minas Gerais, em pleno sertão mineiro, numa região com poucas estradas e muitos lugares ainda sem energia elétrica. Mas o isolamento da família de Thiago é mais econômico que geográfico. O sertão que se apresenta no filme não é meramente uma região geográfica: é também o interior, o passado, a infância que povoa o imaginário brasileiro. 

Brasileiro. Direção: Sandra Kogut, Duração: 1h 35m.





  O JARRO


O filme ocorre numa aldeia iraniana, no deserto, um grande problema se inicia quando o jarro que serve para guardar água para os alunos da escolinha local trinca. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema.

País: Irã, Direção: Ebrahim Forouzesh. Ano: 1992. Duração: 86 min








A GUERRA DOS BOTÕES

1960, em uma aldeia no sul da França. Um grupo de meninos, com idades entre 7 a 14 anos, é liderado por Lebrac (Vincent Bres) numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade, mas utilizam-se dos meios necessários para vencer. O exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido por pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.

País: França, Direção: Yann Samuell, Ano: 2012. Duração: 109 min






OS ESQUECIDOS

Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinqüentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe (Estela Inda), carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre    Jaibo e Pedro seja algo inevitável. 


País: México, Direção: Luis Buñuel, Ano: 1950. Duração: 85 min

     

QUANTO VALE OU É POR QUILO?

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver. 


País: Brasil, Direção: Sergio Bianchi, Ano: 2005. Duração: 110 min





O PEQUENO NICOLAU

Nicolau (Maxime Godart) leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault.

País: França e Bélgica, Diretor: Laurent Tirard, Ano 2010, Duração: 90 min,





MENINOS DE KICHUTE

A história de Beto, um menino de 12 anos que vive com seus pais e irmãos, em um bairro operário de Londrina, nos anos 1970. Seu grande sonho é se tornar jogador de futebol; na realidade, ele quer mesmo é “ser o goleiro da seleção brasileira”. No entanto, seu sonho se esbarra no radicalismo de seu pai, Lázaro, que vê o jogo como um grande pecado.

País: Brasil, Direção: Lucas Amberg, Ano: 2014, Duração: 102 min







NASCIDOs EM BORDÉIS

Nascidos em Bordéis é um documentário que relata a vida cotidiana no distrito da Luz Vermelha, Calcutá. O filme é dedicado às mulheres e crianças que sobrevivem neste distrito/favela/bordel. Como fotógrafa, Zana Briski está engajada no uso da arte para a denúncia social. Ela escolheu como foco as mulheres que tem por herança, após gerações a "profissão" de prostitutas. Como cenário temos a prostituição, tráfico de drogas e bebidas ilícitas, violência, sujeira e pobreza. E por extensão as crianças, filhas e filhos dessas mulheres.

País: EUA, Diretores: Ross Kauffman e Zana Briski, Data: 2006, Duração 83 min






BEBÊS

Depois de filmar por um ano quatro crianças de diferentes países (Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos), o documentarista francês Thomas Balmès buscava levar ao público as diferentes perspectivas culturais que influem na criação de crianças, do nascimento aos primeiros passos. O resultado dessa experiência é "Bebês", uma produção tão hipnótica quanto discutível.


País: França, Diretor: Thomas Balmès, Ano 2010, Duração: 79min.




KES


Billy Casper é um adolescente de 15 anos que já sabe o que é sofrer na vida. Ele tem de enfrentar diariamente todo o tipo de violência física e psicológica, em casa e na escola. O rapaz encontra um pequeno falcão, que passa a chamar de Kes e cuidar com muito afeto. Entretanto, enquanto sua afeição pela ave cresce, crescem também suas humilhações públicas.

País: Reino Unido, Diretor: Ken Loach, Ano: 1969, Duração 110 min
.







A MAÇÃ


Filme narra a história verídica de duas irmãs gêmeas, Massoumeh e Zahra, trancafiadas em casa pelos pais – uma senhora cega e um senhor desempregado – durante 11 anos, o que as levou a um processo de atraso no desenvolvimento global. A prisão domiciliar era justificada por uma passagem de um texto religioso do Alcorão, segundo o qual as jovens são como pétalas, que fenecem ao contato do sol e não podem ser tocadas por homens.

País: Irã e França, Diretor: Samira Makhmalbaf, Ano: 1999, Duração 86 min.







O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS

Em 1970 o Brasil e o mundo passam por mudanças radicais, mas a maior preocupação na vida de Mauro, 12 anos de idade, tem pouco ou nada a ver com a proliferação das ditaduras militares na América do Sul. Seu maior sonho é ver o Brasil tri-campeão do mundo. Poucos meses antes do início da Copa, no entanto, ele é separado dos pais, obrigado a se mudar para uma cidade desconhecida e a sobreviver num mundo novo. Repete-se assim a saga de seus avós, imigrantes judeus.

País: Brasil, Direção: Cao Hamburger, Ano 2006, duração 105 min




INFÂNCIA CLANDESTINA

Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai, sua mãe e seu querido tio Beto, Juan leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

País: Argentina, Direção: Benjamín Avila, Ano 2012, duração 110 min
 



A CULPA É DO FIDEL!


Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

País: França, Direção: Julie Gavras, Ano 2006, duração 99 min






MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA


O filme conta as desventuras do garoto Ludovic. Que cresce imaginando que nasceu no corpo errado: na verdade, acredita ser uma menina. Logo na primeira sequência, aparece em uma festinha promovida pelos pais para atrair a nova vizinhança em um lindo vestidinho. A impressão e o mal-estar não saem das cabecinhas dos vizinhos, que começam a pressionar e ridicularizar o garoto. A rejeição se estende aos pais, aos colegas e a qualquer um que se aproxime de um sintoma de homossexualidade tão latente. Ludovic refugia-se do tormento em um mundo róseo, onde só cabem a boneca Pam, uma Barbie espevitada, e o apoio afetivo da avó.


Pais: Bélgica, França e Ingalterra. Diretor: Alain berliner, Ano: 1997, Duração 110min




BEKAS PARA O ALTO E AVANTE 

Esta é uma história sobre dois irmãos desabrigados, Zana (7 anos) e Dana (10), que vivem no limite da sobrevivência. Eles têm um vislumbre do Superman através de um buraco na parede no cinema local, daí decidem sair de sua aldeia curda e ir para a América acreditando que, uma vez lá, o super-herói poderá resolver todos os seus problemas. Zana começa a fazer uma lista das pessoas que ele vai pedir para o Superman punir (no topo da lista está Saddam Hussein). Dana, por outro lado, pensa no que eles precisam para chegar lá: dinheiro, passaportes, transporte e uma maneira de atravessar a fronteira. 

Pais: Iraque,Diretor: Karzan Kader, Ano: 2012, Duração 97min





O BALÃO VERMELHO


Na Paris dos anos 50, o menino Pascal encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Inicia-se uma forte ligação entre o garoto e o balão, que passeiam e brincam juntos pelas ruas da cidade. 

Pais: França, Diretor: Albert Lamorisse, Ano: 1956, Duração 34min