A intenção deste projeto é
oportunizar, através das linguagens do cinema e das Ciências Sociais, a
construção de outras possibilidades de compreensão da infância e das crianças, junto
aos profissionais que atuam na área da Educação e demais áreas que lidam
com as questões sociais, políticas, jurídicas, etc. da infância.
O
tema infância e criança têm, nas últimas décadas, exigido uma atenção especial
das políticas públicas, notadamente a partir da promulgação dos Direitos das
Crianças e dos Adolescentes, no Brasil e em grande parte do mundo, caracterizando
um momento bastante diferenciado e de razoáveis modificações na concepção
destas categorias sociais no âmbito da escola, da família, das mídias, entre
outras.
Há
muito pouco tempo atrás, na sociedade, e mesmo ainda hoje, as crianças e o
período da infância eram (ou ainda são) vistos de forma socialmente negativa,
pois são considerados “indivíduos incapazes” de compreender e contribuir com a
realidade que os cerca, o que acaba por negar seus direitos de participação na
sociedade.
Assim, o que está hoje no centro do debate
sobre a infância e as crianças contemporâneas e sua educação (escolar,
familiar) é a discussão em torno das antigas e das novas concepções a respeito desses
que hoje são considerados, pela lei, como cidadãos com direitos e deveres. A
opção por trabalhar a infância através da linguagem do cinema enquanto recurso
audiovisual que reproduz imagens da realidade ou cria imagens que levam à
reflexão e abstração sobre essa mesma realidade, se justifica pelo fato de que
o cinema pode se constituir em instrumento privilegiado na formação cultural
que aproxima o ser humano da complexidade do mundo em que vive.
O
cinema, portanto, é um veículo capaz de causar reflexão e a possibilidade de
transformação, na medida em que integra as várias dimensões humanas – ética,
política e estética – que implicam diretamente na maneira que expressamos nossas
posturas cotidianas e políticas em relação às concepções de infância, de
criança e de educação que - hoje o sabemos- são históricas, culturais e
socialmente construídas.